16 fevereiro, 2010

OS ALENTEJANOS E AS SUAS ANEDOTAS



OS ALENTEJANOS TEM HUMOR NATURAL
E as anedotas alentejanas são autênticas pérolas de humor: curtas, incisivas, inteligentes e desconcertantes, revelando um sentido de observação, um sentido crítico e um poder de síntese notáveis.

Não resisto a contar a minha anedota preferida.
Uma excursão de espanhóis no Alentejo...
Tinha acabado de chegar ao Alentejo uma excursão de espanhóis.
Ao verem um alentejano, o guia comunicou aos passageiros:
-Agora vou falar com este português... - e foi ter com o alentejano:
- Hola, como te chamas?
- Toino...
- Eu também me chamo António ! Qual é a tua profissão ?
- Sou músico...
- Eu também sou músico... E que tocas ?
- Toco trompete, e tu ?
- Eu também toco trompete. Uma vez fui à Festa de Nossa Senhora
do Remédios e toquei tão bem, que a Senhora se baixou do andor e começou
a chorar.
- E replicou o alentejano:
- E ê fui uma vez à Festa do Senhor dos Passos e toquei tão bem, tão bem,
que o Senhor largou a cruz, agarrou-se a mim e disse-me:
- Ah, g'anda Toino, tocaste melhor que o cabrão do espanhol que fez
chorar a minha mãezinha

Como bom alentejano que me prezo de ser, deixei o melhor para o fim. O Alentejo, como todos sabemos, é o único sítio do mundo onde não é castigo uma pessoa ficar a pão e água. Água é aquilo por que qualquer alentejano anseia. E o pão... Mas há melhor iguaria do que o pão alentejano? O pão alentejano come-se com tudo e com nada. É aperitivo, refeição e sobremesa. E é o único pão do mundo que não tem pressa de ser comido. É tão bom no primeiro dia como no dia seguinte ou no fim da semana. Só quem come o pão alentejano está habilitado para entender o mistério da fé. Comê-lo faz-nos subir ao Céu!

É por tudo isto que, sempre que passeio pela charneca numa noite quente de verão ou sinto no rosto o frio cortante das manhãs de Inverno, dou graças a Deus por ser alentejano. Que maior bênção poderia um homem almejar?


Sem comentários:

Enviar um comentário