01 março, 2010

Litoral Alentejano e suas praias

Litoral Alentejano e as suas praias
O Alentejo Litoral é uma sub-região estatística portuguesa, parte da Região do Alentejo, dividida entre o Distrito de Setúbal e o Distrito de Beja.
Tem uma área de 5 261 km², a sua população em 2001 era de 99 976 habitantes. Compreende 5 concelhos, o de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.
A costa dos encantos
Se o Alentejo é um local especial, com as suas planícies sem fim, as suas cidades bem conservadas e a autenticidade dos seus costumes e tradições, que dizer do respectivo litoral? Entre a foz do Sado, imediatamente a sul de Setúbal, e a foz da ribeira de Odeceixe, a sul da Zambujeira do Mar, estende-se uma costa paradisíaca, ora selvagem, ora acolhedora, alternando praias muito frequentadas com troços de arribas rochosas onde se pode desfrutar de uma Natureza em estado puro.
Terra das cores e dos contrastes, onde serras e praias convivem em perfeita harmonia. As praias da costa alentejana são, para os que lá passam, de uma beleza fantástica e inesquecível.
Tendo como horizonte o Atlântico, este "pequeno território" plantado à beira-mar representa o testemunho das suas gentes, das tradições e costumes de fainas de terra e mar.
Com os seus 130 km de paisagem costeira, fauna e flora diversificada, o Litoral Alentejano é uma das mais belas zonas costeiras a nível europeu. Desde o Estuário do Sado até às falésias do Parque Natural e Costa Vicentina encontram-se caminhos de paisagem muito diversificada, onde apetece ficar para o O resto da vida.
Aqui "respira-se" uma calma invejável, tranquilidade e sossego.
Muitas e belas praias existem no Litoral Alentejano
Pela originalidade. Esta zona é a única em Portugal, e das últimas na Europa ….
É um dos troços mais bem preservados do litoral europeu. Ao longo desta extensa linha de costa desfilam zonas de areal e dunas com arribas altas. Até à foz do Mira, em Vila Nova de Milfontes, predominam as dunas. A partir daqui, a falésia rochosa começa a marcar presença, ainda que cortada por areais como o Almograve, para ganhar toda a expressão nesse fantástico cenário natural que é o Cabo Sardão.
Praia do Malhão
Praia Vila Nova Milfontes
Praia das Furnas
Praia da Arrifana
Praia do Almograve
Zambujeira do Mar

Sem comentários:

Enviar um comentário